top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Lindo

Tudo sobre as Flores de Sakura e a Tradição do Hanami no Japão

Atualizado: 30 de mar.



Sakura no Japão

No Japão, a chegada da primavera é um espetáculo de tirar o fôlego, anunciado pelo desabrochar das flores e, especialmente, das cerejeiras. Este momento mágico marca o fim do inverno frio e o renascimento da natureza em toda sua exuberância. À medida que as cerejeiras começam a florescer, o país se transforma em um mar de tons suaves e delicados, pintando paisagens urbanas e rurais com uma beleza etérea.



Trazendo a Primavera


À medida que o coração das flores se abre em um espetáculo alucinante de cores e fragrâncias, os japoneses recebem a primavera de braços abertos, prontos para aproveitar ao máximo essa temporada de renovação e rejuvenescimento. É um lembrete suave de que, mesmo nos momentos mais sombrios, a vida sempre encontra uma maneira de florescer novamente.


O Início da primavera japonesa


A Flor de Sakura


Falando um pouco sobre a flor de cerejeira – mais conhecida como "桜" Sakura, sendo o símbolo principal do Projeto Sakura, é uma flor linda e cheia de histórias e lendas surpreendentes.

Para quem vive ou viveu no Japão, é muito comum observá-las desabrochando pelos campos, parques e até mesmo em meio à cidade, lá por meados de março. Porém, não há uma data exata para o desabrochar, já que isso acontece de maneira diferente em cada região do Japão, dependendo da temperatura local.Curiosamente, existem mais de 300 variedades de flores de Sakura, que variam desde as brancas até as de cor-de-rosa púrpura.




A Históruia do "花見" Hanami no Japão


A história de costumes japoneses

Sobre as tradições e costumes japoneses por aqui, desta vez contaremos sobre o "花見" Hanami, que literalmente significa "visualizar a flor", mas para os japoneses, remete a um tipo de piquenique sob as árvores de cerejeira quando estão todas floridas.

E por que fazer o Hanami? Segundo a história, agricultores de 1.000 a 2.000 anos atrás acreditavam na existência de um "Deus dos arrozais" nos campos onde o arroz era cultivado. Presumia-se que Ele se retirasse para as montanhas durante o inverno frio e retornasse à aldeia durante a calorosa primavera, onde os agricultores viviam.

E por que fazer o Hanami? Segundo a história, agricultores de 1.000 a 2.000 anos atrás acreditavam na existência de um "Deus dos arrozais" nos campos onde o arroz era cultivado. Presumia-se que Ele se retirasse para as montanhas durante o inverno frio e retornasse à aldeia durante a calorosa primavera, onde os agricultores viviam.

Quando as flores de Sakura desabrochavam na primavera, os agricultores viam isso como o retorno do Deus dos arrozais e se reuniam ao redor das árvores de Sakura como um ato de hospitalidade para Ele. Foi a partir desse gesto que se originou o Hanami - a apreciação das flores de Sakura.


Sakura celebração no Japão

Entretanto, o ato de contemplar as flores de Sakura naquela época era diferente do que é hoje em dia. Naquele período, era como uma "Oinori" (oração), expressando a esperança por uma farta colheita de arroz. Dependendo do estado de desabrochar das flores de Sakura, os agricultores podiam deduzir quanto arroz poderia ser produzido naquele ano, pedindo proteção contra adversidades que pudessem afetar a safra.



castelo japonês

Foi no período Heian, há cerca de 1.200 anos, que a visualização da flor de Sakura, até então realizada como um "evento de hospitalidade ao Deus dos arrozais", passou a ser o que é hoje em dia - um "evento de apreciar as lindas flores de Sakura".

Ainda na mesma era, as flores de Sakura eram apreciadas apenas entre os aristocratas, que gostavam de escrever poesia enquanto observavam a bela florada.

No período Kamakura, essa prática gradualmente se espalhou para todos os outros também. E então, no período Edo, independentemente do status social, todos se reuniam sob uma bela árvore de Sakura para desfrutar da primavera, enquanto almoçavam e cantavam canções, assim como é feito nos dias de hoje.


Explore o Encanto do Japonês com a SpeakPrint! Aulas Presenciais ou Online de Alta Qualidade. Venha se Juntar a Nós e Imersão na Cultura Japonesa!



15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page